Os procedimentos anti-envelhecimento são métodos cosméticos modernos cujo efeito visa corrigir as alterações cutâneas relacionadas com a idade. Na maioria das vezes, eles têm foco em hardware ou injeção. A escolha de um tipo específico é baseada nas características individuais do paciente. São levadas em consideração a idade e as características fisiológicas, as indicações existentes, as contra-indicações e o estado da camada térmica. Os procedimentos de rejuvenescimento facial são classificados por tipo, mas a grande maioria se caracteriza pela versatilidade.
Indicações para tratamentos antienvelhecimento
Muitas mulheres começam a pensar na primeira consulta com a esteticista quando aparecem as primeiras rugas, bochechas e dobras cutâneas. Outros sinais que indicam a necessidade de consultar um especialista incluem:
- predisposição ao aparecimento precoce de rugas faciais;
- cor de pele pálida;
- tez irregular, independentemente do descanso e do ritmo de vida;
- pele seca persistente, acompanhada de descamação e irritação;
- olheiras largas sob os olhos;
- inchaço do rosto.
Os médicos recomendam não esperar pelas primeiras mudanças negativas no rosto, mas manter constantemente o tom da pele. Assim você poderá conseguir o rejuvenescimento facial mesmo depois dos 60 anos e evitar problemas graves na velhice.
Procedimentos cosméticos para rejuvenescimento facial
Dependendo do efeito, existem diferentes tipos de procedimentos de rejuvenescimento facial:
- Nutritivo. Eles enchem a pele com substâncias úteis que visam melhorar o seu estado.
- Estimulante. Promovem a restauração natural da epiderme, onde ocorre a reprodução do colágeno-elastina.
- Apoiador. Melhora as conexões estruturais da pele e retarda a formação de rugas e linhas finas.
- Corretivo. Reabasteça o volume perdido do tecido ou realize o endurecimento da pele.
Rejuvenescimento a laser fracionado
É um tratamento profundo da camada da pele, expondo-a a altas temperaturas. O procedimento utiliza um laser para queimar as células superficiais da pele, afetando as camadas mais profundas da pele. Isto ativa o processo de renovação em que se sintetizam a elastina e o colágeno, os "materiais de construção" da nossa epiderme. O efeito se manifesta em um notável enrijecimento do contorno facial, na suavização das rugas e no levantamento dos cantos dos olhos.
O procedimento é realizado sob supervisão de uma esteticista que seleciona individualmente a força, profundidade e temperatura do jato. Após a primeira sessão, podem ser percebidas mudanças positivas que perduram no longo prazo.
O rejuvenescimento a laser fracionado ajuda com:
- Deterioração do estado da pele, acompanhada de diminuição do tom da pele e perda de elasticidade;
- Pigmentação;
- cicatrizes e cicatrizes;
- Acne e suas consequências;
- Estrias;
- Dobrar;
- poros dilatados;
- pálpebras caídas.
O principal benefício do rejuvenescimento a laser é a renovação da camada da pele. Durante um procedimento, cerca de 20% do tecido é removido e ao mesmo tempo é iniciado o processo de formação de novas estruturas cutâneas. Outras vantagens incluem:
- Multi-impacto. A irradiação a laser permite superar vários problemas de pele ao mesmo tempo. Por exemplo, suaviza rugas, fecha os poros e remove manchas da idade.
- Versatilidade. O procedimento é realizado em todos os tipos de pele com diferentes espessuras e sensibilidades.
- Delicadeza. Possibilidade de trabalhar com laser em áreas com fina camada de pele: decote, pálpebras, pescoço.
- Falta de reabilitação. A aplicação de maquiagem é permitida no dia seguinte ao procedimento.
- Falta de invasividade. O rejuvenescimento a laser é um método suave de combate às alterações cutâneas relacionadas ao envelhecimento, pois é utilizada anestesia local leve e a duração do procedimento não ultrapassa 60 minutos, dependendo da área tratada.
No entanto, é importante considerar as contra-indicações:
- Epilepsia;
- período de gravidez e amamentação;
- Psoríase;
- dermatite atópica e outros fenômenos alérgicos cutâneos na fase aguda;
- superfície da pele muito seca;
- a presença de feridas e inflamação na área afetada.
Antes do início de cada procedimento é realizada uma consulta durante a qual é feita uma avaliação da pele do paciente, a presença de contra-indicações e explicações sobre o efeito e os métodos disponíveis para o alívio da dor. Depois disso:
- A pele é preparada para a irradiação do laser por meio de limpeza e aplicação de um creme analgésico.
- É realizado sobre a superfície da pele por meio de um bico com laser em seu interior. Dependendo da gravidade, a área da pele pode ser tratada diversas vezes;
- Produtos com efeito calmante são aplicados na derme.
Para atingir o resultado desejado, normalmente são necessários diversos procedimentos, com intervalo de seis meses entre eles.
O laser geralmente deixa um leve inchaço e vermelhidão na área afetada, bem como ressecamento e descamação, que desaparecem por conta própria após 2 a 4 dias. Para acelerar a cicatrização, recomenda-se aplicar cosméticos contendo pantenol na pele e usar protetor solar. Para hidratação, utilize formulações à base de ácido hialurônico.
Terapia botulínica
Trata-se de um procedimento eficaz de rejuvenescimento facial, cuja essência é a utilização de preparações injetáveis à base de toxina botulínica tipo "A". A tensão na musculatura facial cria hipertonicidade, que leva à formação de rugas, dobras cutâneas e assimetrias. Botulínica a toxina tem um efeito relaxante nos músculos tensos e leva a uma suavização natural da camada da pele.
A terapia botulínica é indicada para:
- músculos faciais espasmódicos;
- rugas profundas;
- Hiperidrose, que se manifesta pelo aumento da sudorese nas extremidades superiores e inferiores e nas axilas.
É importante considerar contra-indicações:
- inflamação da pele;
- distúrbios psicológicos e neurológicos;
- formas crônicas de doenças que estão em fase aguda;
- neoplasias tumorais malignas;
- idade menor.
O processo de rejuvenescimento é realizado em posição supina e começa com o tratamento da pele do rosto com antissépticos. Se a pele for sensível, é usada anestesia local. A toxina botulínica é então injetada 2–3 mm de profundidade na derme usando uma agulha de seringa muito fina. A duração de uma sessão é em média cerca de meia hora. A próxima será realizada após 4 a 6 meses.
Após as injeções, pequenas protuberâncias chamadas pápulas se formam na pele e desaparecem espontaneamente em 24 horas. Recomenda-se passar as primeiras 4 horas após a injeção na posição vertical. As áreas tratadas não devem ser massageadas; Evite ir ao balneário, solário, sauna, banho de sol e tensão muscular por 5 dias.
Biorreforço
É um método inovador de lifting sem intervenção cirúrgica, cuja essência é introduzir sob a camada da pele um preparado de ácido hialurônico estabilizado, que tem efeito bioestimulante.
O procedimento é indicado para pequenas rugas e outras alterações negativas da pele. Mostra particular eficácia quando:
- rugas e rugas profundas;
- diminuição do tom da pele, perda de elasticidade;
- tez pálida e irregular;
- círculos em forma de bolsa e azuis na área sob os olhos;
- queixo extra, bochechas, ptose.
O ácido hialurônico estabilizado promove a regeneração natural dos tecidos, estimulando a produção de colágeno-elastina, fortalecendo assim o contorno facial.
A principal vantagem do biorreforço é que ele é quase totalmente livre de traumas e não desencadeia automaticamente a reabilitação. Outras vantagens do procedimento são:
- Compatibilidade das formulações utilizadas, o que elimina a possibilidade de rejeição pelo organismo;
- Conforto e ausência de dor durante a terapia e no final;
- efeito imediato;
- risco mínimo de complicações.
O ácido hialurônico não provoca reações alérgicas e é totalmente compatível com os tecidos. O medicamento é administrado sob a pele de acordo com um esquema especial, o que leva à formação de novas estruturas cutâneas.
Existem várias etapas do procedimento:
- Preparação e limpeza da camada superficial da pele.
- Aplicação de gel anestésico.
- Introdução por injeção de uma composição com estrutura semelhante a gel.
- Distribuição uniforme da droga.
- Formação de uma "estrutura" biológica feita de fios.
Ao final do procedimento, ficarão visíveis pequenos vestígios das injeções, que desaparecerão por conta própria após um curto período de tempo.
É importante considerar contra-indicações:
- período de gravidez e amamentação;
- doenças autoimunes na fase aguda;
- distúrbios de coagulação sanguínea;
- forma aguda de doenças virais e infecciosas;
- tratamento disponível para categorias específicas de medicamentos.
Para potencializar o efeito, recomenda-se a realização de biorreforço em cursos ao longo do ano. O resultado dura até que o medicamento esteja completamente dissolvido.
Terapia microcorrente
É um procedimento de rejuvenescimento sob a influência de pulsos de microcorrentes, que leva ao enrijecimento do contorno facial e outras alterações positivas:
- eliminação do queixo duplo;
- livrar-se da ptose;
- Suavização de rugas e linhas finas.
Sob a influência de descargas elétricas ocorre a contração muscular, o que leva ao funcionamento ativo dos sistemas circulatório e linfático, estimulando assim os processos metabólicos nas células. As estruturas celulares são enriquecidas com oxigênio e água, o que leva à sua divisão acelerada. A regeneração celular, por sua vez, é a chave para um rejuvenescimento eficaz, que se manifesta na frescura e firmeza da pele.
A terapia com microcorrentes é realizada em várias etapas:
- Preparação. Requer cumprimento do regime de consumo ao longo do curso. No dia do procedimento, é particularmente importante beber bastante água limpa e sem gás para limpar o corpo de toxinas e resíduos.
- Limpeza. Para potencializar o efeito rejuvenescedor das microcorrentes, pode-se usar peeling enzimático ou microdermoabrasão. No entanto, basta remover a maquiagem e lavar a sebo.
- Efeitos. Eletrólitos, que são componentes condutores de impulsos elétricos, são aplicados na área tratada. As áreas problemáticas são tratadas com eletrodos especiais.
O tempo médio da sessão é de 40 minutos. O procedimento é totalmente indolor; em casos raros, pode ocorrer uma leve sensação de formigamento. Ao final da terapia não é necessário o uso de excipientes.
Dentre os benefícios da terapia com microcorrentes, destacam-se:
- sem período de recuperação;
- segurança e ausência de dor;
- manutenção do efeito a longo prazo;
- ausência quase total de contraindicações, que incluem câncer, epilepsia, lesões cutâneas causadas por agentes infecciosos, presença de marca-passos e implantes médicos;
- potencializando os efeitos de outras técnicas antienvelhecimento;
- regeneração tecidual acelerada.
Para obter um resultado duradouro, recomenda-se a terapia com microcorrentes com duração de 10 a 12 sessões. As primeiras mudanças positivas tornam-se visíveis após 3-4 sessões.
Mesoterapia
Técnica em que compostos e preparações especiais à base de componentes alimentares são introduzidos sob a pele. É caracterizada por baixa invasividade e atraumática.
O efeito da terapia com injeção varia dependendo da área de tratamento:
Face:
- Clarear áreas da pele com manchas senis;
- nutrição e melhoria da condição da pele;
- suavização de rugas superficiais;
- fortalecimento de capilares;
- Restauração do oval facial.
Corpo:
- melhorar a qualidade da circulação sanguínea;
- minimizar o aparecimento de celulite;
- Fortalecimento das conexões vasculares;
- aumento do tom da pele.
Couro cabeludo:
- reduzindo a queda de cabelo;
- melhor circulação sanguínea;
- Aceleração do crescimento do cabelo.
Existem as seguintes indicações para mesoterapia:
Rostos:
- rugas enrugadas;
- queixo extra;
- secura e tom de pele crítico;
- Inchaço e olheiras sob os olhos.
Corpo:
- celulite;
- depósitos excessivos de tecido adiposo no abdômen, coxas e extremidades superiores e inferiores;
- pele seca.
Cabelo:
- caspa;
- dermatite seborréica causada por patógenos fúngicos;
- aumento da perda de cabelo.
A mesoterapia não é realizada para:
- Período de gravidez e amamentação;
- Doenças de pele na fase aguda;
- lesões microbianas das áreas de tratamento;
- patologias endócrinas, incluindo diabetes mellitus;
- risco de cicatrizes;
- Câncer em estágio avançado.
Durante o procedimento, compostos úteis à base de vitaminas e minerais são introduzidos na camada da pele a uma profundidade de cerca de 3 mm. Neste caso, são utilizadas agulhas ultrafinas. As punções são feitas em intervalos regulares em toda a área problemática.
Nenhum período especial de reabilitação é necessário para a mesoterapia facial. No entanto, é melhor recusar reuniões e compromissos importantes. Após a injeção, formam-se pequenas saliências na pele que desaparecem em poucos dias. O procedimento corporal, que afeta a perda de peso e a correção do corpo, é realizado em 7 a 10 sessões com intervalo de 2 semanas. Para tratar o couro cabeludo, adiciona-se ácido hialurônico ao coquetel restaurador. Para melhorar o crescimento do cabelo e prevenir o aumento da queda de cabelo, recomenda-se um curso de 4 a 12 sessões.
Facelift RF
Outro nome é radiolifting. É um procedimento único de rejuvenescimento da pele que é uma alternativa válida à cirurgia plástica. As fibras de colágeno, que se expandem com a idade e causam flacidez, garantem a resistência da pele. O radiolifting usa ondas de rádio bipolares que causam contração das fibras. O efeito positivo é perceptível após a primeira sessão.
Os benefícios do levantamento de RF são:
- Ausência de dor e necessidade de uso de anestésico, que é causada pelo tratamento apenas das camadas superficiais da pele;
- risco mínimo de infecção, pois o procedimento não é invasivo;
- Falta de treinamento especializado e recuperação durante um longo período de tempo;
- resultado instantâneo;
- Combinação com outras técnicas de rejuvenescimento.
O procedimento ocorre em várias etapas principais:
- Preparação. No dia da sessão a pele deverá estar livre de cosméticos e cremes. Os homens têm que fazer a barba. Você também deve remover joias e lentes de contato.
- Procedimento. A pele é cuidadosamente limpa de antemão, em seguida, o gel é aplicado sobre ela e, em seguida, as áreas problemáticas são massageadas com acessórios de hardware em forma de manípulos.
- Reabilitação. Deve-se evitar banhos, saunas e raios UV por alguns dias após o procedimento.
Recomenda-se a realização de mesoterapia em cursos de 7 a 10 sessões.
plástico de contorno
Um dos tipos de procedimentos de rejuvenescimento, que consiste na introdução de preenchedores à base de ácido hialurônico sob a pele. Permite eliminar ressecamento, rugas e outras alterações cutâneas relacionadas à idade.
As vantagens do plástico de contorno são:
- falta de período de recuperação;
- A duração da ação é de até 1, 5 anos;
- Segurança;
- Combinação com outros procedimentos de rejuvenescimento.
Além disso, esta técnica supera os seguintes problemas:
- rugas nas laterais do nariz e dos olhos;
- cantos dos lábios caídos;
- assimetria, lábios finos;
- maçãs do rosto fracas;
- nariz torto;
- narinas feias.
A cirurgia plástica de contorno é realizada nas clínicas de acordo com as seguintes etapas:
- Consulta com especialista, acompanhada da coleta de informações sobre o paciente e o estado de sua pele, seguida da seleção do medicamento e posologia;
- destacando a área de injeção do preenchimento;
- Aplicando um creme anestésico. Se o medicamento contiver componente analgésico, esta etapa é ignorada;
- Injeção de preenchimentos na área selecionada;
- limpar a pele;
- Recomendações de cuidados.
A recuperação após o procedimento é mínima e não requer medidas especiais.
Casca
Os peelings são procedimentos cosméticos de rejuvenescimento e limpeza facial, removendo a camada superior da epiderme. Dependendo do método de exposição, pode ser químico ou mecânico, hardware e outros métodos. Porém, o mais eficaz é o peeling químico, que atua nas camadas mais profundas da pele por meio do uso de composições à base de ácidos e enzimas. Dentro do tipo de hardware, são utilizados dispositivos especiais que atuam na epiderme. É, por sua vez, dividido em subtipos. Os peelings são um excelente remédio para rugas e linhas finas, tez irregular e acne. Eles também são frequentemente usados para preparar a superfície da pele para outros procedimentos.
Procedimento de rejuvenescimento facial após 35
As primeiras manifestações das lesões cutâneas tornam-se perceptíveis aos 35 anos. Nessa idade, é importante estar atento aos cuidados faciais adequados e corretos. Procedimentos nutritivos que saturam completamente a pele são altamente eficazes: mesoterapia, biorevitalização. Eles também podem renovar a epiderme. Para rejuvenescer o rosto depois dos 35, você pode usar peelings químicos. Além disso, você pode aplicar injeções de Botox, que ajudarão a prevenir o aparecimento de rugas profundas.
Procedimento de rejuvenescimento facial após 40
Durante esse período, as alterações na pele tornam-se mais perceptíveis. Portanto, tratamentos de cuidado e massagens já não são suficientes. Rugas e dobras cutâneas tornam-se mais pronunciadas. Na luta contra isso, ajudam os procedimentos de lifting que esticam a pele. A nutrição da derme é necessária em qualquer idade, por isso vale a pena continuar a mesoterapia ou a biorevitalização. Para rejuvenescer o rosto a partir dos 40, pode-se recorrer ao lifting de plasma ou à terapia com microcorrentes.
Procedimento de rejuvenescimento facial após 50
Nessa idade, é necessário um rejuvenescimento profundo da pele facial. Os procedimentos a laser que promovem a restauração dos tecidos ajudam nisso. Ptose, olheiras em forma de bolsa sob os olhos e bochechas também são particularmente visíveis. Para repor o volume e rejuvenescer o rosto a partir dos 50 anos, você pode usar preenchimentos à base de ácido hialurônico.